Gerando Falcões lança curso de programação para zona leste neste sábado (15)

Inauguração contará com a presença do vice-presidente da Microsoft no Brasil, o norte-americano Rodney Williams;

Capacitar jovens em tecnologia  e gerar novas oportunidades para a comunidade. É com esse intuito que o Gerando Falcões lança neste sábado (15) o mais novo Curso Profissionalizante de Programação, em parceria com a Microsoft, RedBelt, SoftwareOne, Decolar e Niteo. A inauguração será às 9h30, na sede da Ong, na Avenida Niterói, 96, no bairro Cidade Kemel, em Poá. Foi confirmada ainda a presença do vice-presidente da Microsoft no Brasil, o norte-americano Rodney Williams.

Durante o lançamento, a avenida Niterói será parcialmente interditada para que cerca de 150 crianças e jovens da oficina do coral, da organização social, se apresentem para o público.

O curso de Programação é profissionalizante, terá duração de 1 ano e será gratuito. A grade de ensino conta com rico conteúdo voltado à programação, inglês e empreendedorismo e as aulas serão lecionadas por professores capacitados da empresa RedBelt. As aulas serão toda terças e quintas, das 17 às 21 horas nas salas da Ong.

O programa também inclui os cursos que estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com, como parte da campanha lançada no dia 03 de Outubro pela Microsoft com o apoio do Fundação Lemann e do Programaê! .

No portal são oferecidos conteúdos que ensinam linguagem de programação de maneira simples e divertida. O objetivo é o de capacitar os jovens com conhecimentos e habilidades para que possam ter oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo.

O primeiro conteúdo do programa, chamado Hora do Código, utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Minecraft e Ana e Elsa de Frozen; o segundo, Aprendendo a Programar, consiste em vídeo-aulas didáticas que desmitificam a linguagem da programação. Por fim, o aluno é ensinado a criar seu próprio aplicativo. Todos os cursos oferecem certificado on-line.

Periferia e oportunidades

De acordo com a gestora do curso e diretora de operações do Gerando Falcões, Valentina Medrano, a implantação do ensino de programação para os jovens da comunidade vem para quebrar paradigmas e mostrar que eles podem ocupar boas posições no mercado.

“Queremos incluir novas opções de trabalho na vida dos jovens, mostrar que eles podem ir além dos ‘bicos’ de trabalho. Com profissionalização, eles podem seguir carreira onde querem, tendo ainda um retorno financeiro digno”, contou Valentina.

A gestora diz ainda que o objetivo é impactar indiretamente a renda da comunidade e empoderar também o público feminino, uma vez que quase metade da turma é formada por meninas. “Esse curso vai além. Não queremos construir somente profissionais, mas seres humanos. As mulheres também terão oportunidade e vamos mostrar que elas podem ir além, serem mais do que mães e donas de casa”, completou Valentina.

Processo seletivo

Os alunos inscritos participaram do processo seletivo no último dia 26, realizado no Centro Tecnológico da Microsoft (MTC), no Itaim Bibi, em São Paulo. Ao todo, houveram 40 inscritos e 28 aprovados – sendo 15 meninos e 13 meninas. As avaliações consistiram em testes de lógica, de inglês e de análise comportamental.

Jovens em processo seletivo na Microsoft SP jovens em processo seletivo na microsoft2

Leave a Reply

Translate »